quinta-feira, 11 de abril de 2013

BIOGRAFIA ECOLÓGICA


BIOGRAFIA ECOLÓGICA
SANTOS, Solange Oliveira
 

                          Sou Solange, para os íntimos SOL,  pedagoga e bióloga, nasci em  19/05/1978 na cidade de Canavieiras (BA), lugarzinho cercado por belas praias, mangues, brisa litorânia, ar puro, porém vivi apenas cinco anos nesse local com grande diversidade ecológica.

Hoje, escolhi o estado do Mato Grosso, a cidade de Lucas do Rio Verde, para morar e ampliar a minha família composta por eu (35),  meu marido Vilson (45), Luma (9 anos) e Malu (9 meses). Juntos buscamos viver ou desenvolver hábitos sustentáveis, aqui o cenário é bem diferente de onde nasci, naquela cidadezinha  as pessoas eram mais simples, os vizinhos sentava para conversar, as crianças brincavam na rua, os pais tinha tempo para os filhos,  tudo era muito tranquilo.

“...Das muitas coisas do meu tempo de criança guardo vivo na lembrança o aconchego do meu lar...no fim da tarde quando tudo se quetava o papai...” (música: Utopia)

Meu sonho, foi interrompido, pois aquela cidade pacata,  foi substituída, por muralhas de concretos, cheguei em São Paulo, na década de 80, logo percebi não havia árvores pelas ruas e com apenas 5 anos questionei. Meu pai respondeu-me que foram derrubadas para construir os grandes prédios, e que em algumas praças, parques e no zoológico havia muitas árvores, após um ano morando em São Paulo, vivia fechada, não podia correr, tudo era perigoso. 

Logo, conheci outra cidadezinha em MS, com a cara da cidade que nasci cercada de verde só não tinha praia, mas as crianças brincavam na rua, os vizinhos  cumprimentavam-se, a escola era tradicional, mas conseguíamos construir nosso conhecimento .

Hoje, vivemos  por sonhos, mas sonhos de consumo, o mundo tornou-se capitalista, as coisas do meu tempo de criança está se acabando não há mais brincadeira de roda, balança caixão, barata no ar, corre cotia, beti, queima, entre outras. Raramente, vemos algumas crianças ainda, brincando de bola e de pega-pega, os brinquedos com  tecnologias vem  ganhando espaço.

Hoje temos mais crianças com obesidade, deprimidas, doentes,  pois estão se tornando sedentárias devido os tablet, vídeo games, TV, computadores, celulares e outros. Como trabalho como professora em uma escola da rede municipal, fico observando no dia do brinquedo que é toda sexta-feira os brinquedos que as crianças trazem de casa, na grande maioria são laptop, games, relógios, quase não se vê bonecas, jogos de dominó, quebra-cabeça. Semana passada comecei a introduzir brincadeiras antigas e algumas atuais, na hora da saída enquanto eles esperam os pais, como: odoleta, pico-picolé, caminhão de laranja, buscando atrair o olhar dos pequenos para novas descobertas.

Enfim, muita coisa mudou, as pessoas, as escolas, os pais, a natureza, até eu me mudei hoje estou em outro estado aqui no Mato Grosso em Lucas do Rio Verde, deixei meu Mato Grosso do Sul, porém vivo em uma cidade que se preocupa com o meio ambiente, nas escolas projetos são executados  com objetivo de  se praticar a preservação ecológica, os comerciantes buscam aderir o projeto sacolas retornáveis, junto com os consumidores, o SAAE têm contribuindo com suas campanhas para a preservação do meio ambiente, a Prefeitura têm diversos projetos que destaca o nosso município em rede nacional, principalmente o de reflorestamento.

Nós somos como formigas, que trabalham sempre em grupo. Estamos hoje realizando um trabalho de formiguinha lembrando como era o mundo há 30 anos atrás, como é hoje e como poderá ser daqui 10 anos.

Eu tenho muitas casas, a primeira o meu planeta TERRA, a segunda o meu Brasil, a terceira o meu MT,a quarta Lucas do Rio Verde, enfim meu Lar doce lar, a quinta.  Mas, se eu não cuidar do que eu faço no meu lar tudo será refletido nos outros, pois os pequenos hábitos podem transformar gerações. Podemos contribuir muito para melhorar nossa pegada ecológica, eu estou consumindo 1.2 planeta, posso diminuir? Com certeza, tenho que andar mais de bicicleta, comer menos carne vermelha, consumir menos energia, buscar praticar as políticas dos 7R.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

PROJETO MOVIMENTO


ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL BERNARDO GUIMARÃES

IDENTIFICAÇÃO :

Projeto:  Movimento e Aprendizagem na Educação Infantil

Área: Educação                                 Segmento: Educação Física

Modalidade: Educação Infantil        

Disciplinas: matemática, artes, movimento, música, Linguagem Oral e escrita, Promoção à Saúde, Natureza e Sociedade, Formação Social

Corpo Docente: Solange Oliveira Santos e Hermes Alexandre Hennig

Gestora: Katiúscia do Nascimento Rego Almeida

Coordenadora: Ana Flavia Kozera

Público Alvo: Educação Infantil IV / V

Entidade: SMEC - Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Município: Lucas do Rio Verde  UF: MT CEP: 78455-000  

 
PROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA
1 - TEMA: MOVIMENTO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
 
2 - JUSTIFICATIVA
 
O projeto será realizado durante o ano letivo de 2012,  na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Bernardo Guimarães, com as turmas da Educação Infantil IV e V, no município de Lucas do Rio Verde (MT), com a intervenção profissional do Professor de Educação Física e a Pedagoga da Educação Infantil, buscando tecer algumas questões que norteiam a prática pedagógica  no processo de  ensino-aprendizagem, inclusive nos induzindo a conhecer de forma minuciosa o caminho percorrido pelas crianças na construção de sua aprendizagem. Espera-se que durante e até o final da execução do projeto, este possa contribuir para aproximar os  profissionais em torno de um único ideal, pois a dedicação e persistência, são pontos fundamentais, deste processo. O presente estudo visa também a incentivar projetos que estimulem novas práticas pedagógicas, beneficiando a aplicação no dia-a-dia da sala de aula.
3 – PROBLEMA
 
Conforme estudos realizados, a criança, cujo desenvolvimento psicomotor é mal constituído, poderá apresentar problemas na escrita, na leitura, na direção gráfica, na distinção de letras (ex: b/d/p/q), na ordenação de sílabas, no pensamento abstrato (matemática), na análise gramatical, noção espacial, temporal, dentre outras, portanto será importante realizar este trabalho para o desenvolvimento das crianças, na construção de sua aprendizagem, pois acreditamos ser possível melhorar a qualidade de ensino, possibilitando nesse espaço educativo a reflexão das práticas pedagógicas.
4 - FORMULAÇÃO DE HIPÓTESE
 
Hoje é fácil trabalhar com as dificuldades existentes, pois a criança recebe muitas informações, as quais são transmitidas pela televisão, revista, livros, etc. Assim, podemos mostrar a elas, a importância da  psicomotricidade, pois ao articular o movimento e o processo de desenvolvimento, podemos propiciar uma evolução harmônica, entre a criança, seu corpo e o meio. Podendo oferecer uma proposta educacional de trabalho coletivo pedagógico organizado, com a intervenção profissional do Professor de Educação Física e a Pedagoga da Educação Infantil com ações e formação complementares às atividades dos currículos escolares com exercícios psicomotor.
5 – OBJETIVOS
5.1 OBJETIVO GERAL
O objetivo principal deste trabalho, é realizar uma intervenção com o profissional de Educação Física e a Pedagoga da Educação Infantil, os quais irão realizar um trabalho coletivo pedagógico sobre o uso da  psicomotricidade   como instrumento no ensino-aprendizagem, com as crianças da Educação Infantil, através do movimento.  Espera-se  que este projeto possa contribuir para aproximar os  profissionais em torno de um único ideal, pois a dedicação e persistência, são pontos fundamentais, deste processo.
5.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Estabelecer a intervenção profissional do Professor de Educação Física e a Pedagoga da Educação Infantil, com o trabalho coletivo pedagógico organizado.
·         Levar a criança a utilizar o corpo, movimento e meio.
·         Colaborar para a melhoria da aprendizagem através exercícios psicomotores – movimento.
·         Refletir sobre as práticas pedagógicas.
6 REVISÃO LITERATURA ...
7 METODOLOGIA
As atividades ficam integradas,  o professor de classe e o professor de educação física,  se ocupam do intelectual e o do corpo, para explorar as atividades. Contemplando a importância do aprender em situações lúdicas, mediadas pelo prazer do brincar e da elaboração pessoal do aprendido. Tendo nessa posição cooperativa, a construção da criança, com o corpo e o saber aumentando o seu potencial criativo do  seu conhecimento. Com este projeto Movimento e Aprendizagem na Educação Infantil, os professores irão utilizar de alguns exercícios psicomotores, veja abaixo as sugestões:
Atividades para esquema corporal: (mímica, escultura, desenhar, pintar ou montar partes do corpo).
Atividades de coordenação motora global: (andar, rolar, engatinhar, relaxar, correr, chutar bolas).
Coordenação motora fina: (modelar, rasgar, amassar, recortar, colar, pintar).
Atividades de orientação temporal e espacial: (atividades rítmicas, dança, andar de olhos fechados, arremessar e quicar bolas, andar sobre linhas em várias direções, andar entre objetos).
Jogos: de perseguição,  capoeira, funcionais (exercícios de repetição realizados com o próprio corpo, como mexer as mãos, balançar a cabeça ritmadamente, passar objetos de uma mão para a outra), jogos simbólicos (de imitações de objetos, de papéis adultos, de animais).
8 AVALIAÇÃO
 As contribuições para a aprendizagem quando se trabalha com a psicomotricidade da criança são notáveis, na melhora da organização, nas respostas de estímulos, na atenção, enriquecimento na expressão simbólica, no desenvolvimento rítmico, na integração com o grupo, formulação de hipóteses e cumprimento de regras. Todo o trabalho promove o ajuste da criança em diversas situações que leva a criança a experimentar o conhecimento a partir do seu corpo.
A criança  deve viver o seu corpo através de uma motricidade não condicionada, em que os grandes grupos musculares participem e preparem os pequenos músculos. Antes de pegar num lápis, a criança deve ter uma grande utilização da sua mão em contato com inúmeros objetos.[1]
É importante que no trabalho com a Educação Infantil esteja claro que cada criança tem seu ritmo e seu tempo, e isso deve ser respeitado, do mesmo modo que sua cultura também deve ser respeitada.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Conscientizar de que a educação pelo movimento permite à criança resolver mais facilmente os problemas atuais de sua escolaridade e a prepara, para afirmar percepções, desenvolver formas de atenção, explorar a inteligência. Desta forma a  criança vai se descentrando e armando outras possibilidades observadas nas condutas classificatórias, no uso da linguagem, na organização espaço-temporal, nas brincadeiras e na relação com seus pares.
Como a necessidade de fortalecimento da estrutura simbólica das crianças pequenas,  no processo ensino-aprendizagem e sua disponibilidade corporal para armar junto aos alunos situações do brincar que funcionem como mediadores educativos.
Por meio da experiência concreta e do brincar, o ensino será um processo contextualizado e repleto de significados reais e práticos que poderão auxiliar nos processos pedagógicos e nas atividades do cotidiano dessas crianças, tornando-as indivíduos plenos, críticos, criativos e autônomos. Para tanto o desenvolvimento envolve aprendizagem de vários tipos, expandindo e aprofundando a experiência individual e coletiva.
[1] Fonseca, Vitor. Psicomotricidade, psicologia e pedagogia. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
 

 

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS


PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: PSICOMOTRICIDADE E APRENDIZAGEM  NA  EDUCAÇÃO INFANTIL

Esp. Santos, Solange Oliveira[1]

(sol-kraemer@hotmail.com)

Hennig, Hermes Alexandre[2]

(hermaofoz@hotmail.com)

 

                                       

RESUMO:  Neste artigo apresentamos um breve histórico do desenvolvimento da Psicomotricidade através de revisão bibliográfica, com discussão da prática pedagógica, na Educação Infantil, decorrente do projeto realizado na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Bernardo Guimarães, com as turmas da Educação Infantil IV e V, no município de Lucas do Rio Verde (MT), com a intervenção profissional do Professor de Educação Física e a Pedagoga da Educação Infantil, buscando tecer algumas questões que norteiam a prática pedagógica  no processo de  ensino-aprendizagem, inclusive nos induzindo a conhecer de forma minuciosa o caminho percorrido pelas crianças na construção de sua aprendizagem. Sendo o objetivo principal deste trabalho, fazer uma análise e reflexão sobre o uso da  psicomotricidade   como instrumento no ensino-aprendizagem.  Espera-se no final da leitura que este artigo possa contribuir para aproximar os  profissionais em torno de um único ideal, pois a dedicação e persistência, são pontos fundamentais, deste processo. Para leitura na integra entre no link: http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/14910/praticas-pedagogicas-psicomotricidade-e-aprendizagem-na-educacao-infantil

 

 

Palavras-chave: Psicomotricidade, intervenção, aprendizagem.



[1] Pós Graduação  – Faculdades  Integradas de Cassilândia - FIC, Pedagoga/Biológa.
[2] Docente de Educação Física  -  Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Bernardo Guimarães . Faculdade União das Américas – UNIAMÉRICA.