quarta-feira, 23 de agosto de 2017

SOLANGE OLIVEIRA SANTOS: MÃOS QUE COOPERAM - PROJETO DE ARTE


IDENTIFICAÇÃO:

Título:  MÃOS QUE COOPERAM

Área: Educação  Segmento: Artes Visuais

Modalidade: Educação Infantil

Orientadora: Silvana Maria Dalmolin Wohl

Autora do Projeto: Solange Oliveira Santos

Corpo Docente Envolvidos no Projeto: Solange Oliveira Santos

Gestora: Marilete Zamberon

Coordenadora: Enelsi Meister

Público Alvo: Comunidade Escolar e familiares

Entidade: SME - Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Município: Lucas do Rio Verde  UF: MT CEP: 78455-000 Telefone: (65) 3548- 2361

Execução: Maio/2013 à novembro/2013

PROJETO ARTES VISUAIS

 

 

1 - TEMA: MÃOS QUE COOPERAM

 

 

2 - JUSTIFICATIVA

 

Buscaremos realizar esse projeto com uma proposta de trabalho coletivo pedagógico, de forma a resgatar o olhar para as artes visuais. O presente estudo visa também a incentivar projetos que estimulem novas práticas pedagógicas, beneficiando a aplicação no dia-a-dia da sala de aula.

 

3 – PROBLEMA

 

Por meio de ações simples, despertar no educando o interesse investigativo, construindo assim o desenvolvimento do ensino aprendizagem. Contudo, o que sabemos é que na sala de aula encontram-se vários tipos de crianças, e para podermos trabalhar com esse projeto é necessário fazer com que as crianças observe a natureza e o que ela pode te oferecer, acreditamos ser possível melhorar a qualidade das aprendizagens que acontecem dentro e fora da escola, possibilitando nesse espaço educativo a reflexão do passado, presente e futuro.

 

 

4 – OBJETIVOS

 

4.1 OBJETIVO GERAL

 

Estimular os alunos no processo, levando-os a ser agentes ativos e cooperativos do empreendimento. Ampliar o conceito das expressões artísticas, pois estas estão interligadas à emoção, as quais devem ser valorizadas.  Não é possível o desenvolvimento de uma cultura sem o desenvolvimento das artes. Sendo esta uma maneira de o homem se encontrar como ser humano, possuidor de racionalidade e emoção. Com a arte, o aluno poderá pesquisar, conhecer, ver, sentir e escolher formas artísticas que lhe agrade e construir conhecimentos significativos com uma visão crítica e reflexiva.    

 

 

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

  Levar os alunos a conhecer e interpretar algumas Obras de Artes explorando o estilo e técnicas utilizadas, bem como a sua valorização.

  Proporcionar a criança um entendimento que o ser humano é constantemente movido por sentimentos e essas emoções podem estar refletidas em uma obra de arte.

  ampliar o conhecimento de mundo da criança, além de explorar as diversas formas de expressão artística.

  Conscientizar da importância em conhecer a biografia e as obras de alguns artistas nacionais e do mundo.

  Propiciar ao educando momentos que estimulem o interesse pela arte.

  Produzir trabalhos por meio da linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem e da construção e, assim, desenvolver o gosto e o respeito pelos processos de criação.

  Utilizar materiais sobre diferentes superfícies para ampliar as possibilidades de expressão e comunicação.

  Desenvolver a atenção, senso crítico e a criatividade.

  Participação dos pais

 

5 METODOLOGIA

 

Estimulados pela professora e motivadas ALUNOS da  Educação Infantil, serão convidados a participar deste projeto utilizando artes visuais.

Será trabalhado com a pergunta exploratória, escolha do território (departamento de cultura) onde, buscaremos envolver pais dos alunos.

Iremos fazer uma aula passeio ao departamento de cultura, onde os alunos poderão adquirir mais informações, sendo essa uma pesquisa onde os mesmos irão visualizar, tocar, ouvir ou seja irão experimentar novas formas de aprender – o apreciar em arte.

A proposta dos conteúdos de arte, segundo o PCN, é valorizar a diversidade cultural do aluno, perceber, assim, a arte como manifestação ideológica cultural. Dessa forma, a contextualização é relevante no processo de construção do conhecimento. Morin afirma que:

 

 “Todo conhecimento, para ser pertinente, deve contextualizar o seu objeto” (MORIN, 2004, p.37).

 

 

Nas atividades artísticas em sala de aula deve haver uma  interligação entre o conhecer, apreciar e fazer, equilibrando-se nos processos cognitivos, razão e emoção para estimular o aluno a produzir.

 Assim, o aluno irá descobrir o mundo, das coisas e do outro, guiando o seu processo de conhecimento e aprendizagem.

Com isso iremos envolvê-los no processo ensino-aprendizagem, com vivências e  conhecimentos pela experimentação. Com intuito de finalizar o projeto e apresentá-lo será criado a exposição com as telas.

 

6 DESENVOLVIMENTO

 

       A expedição investigativa teve o departamento de cultura como território, os alunos ficaram encantados com as apresentações de balé, dança de rua, jazz, músicas diversas com: teclado, flauta, violão e bateria, com as pinturas e artesanatos. Quando questionados para falar do que mais gostaram, as respostas foram divididas, na seqüência,  questionados do que gostariam de fazer? A pintura foi destaque, pois as crianças apreciam as pinturas com tinta. E assim surgiu o projeto Mãos que cooperam, com a pergunta - O que você gostou neste lugar?

Com este projeto iremos focar em alguns valores e ações:

·         o diálogo, na pergunta exploratória, expedição e durante as apresentações.

·         a investigação, pelo fato das crianças gostarem das aulas de arte e poderem explorar o departamento de cultura, próximo à escola.

·         a cooperação dos pais, sendo os principais colaboradores na aquisição das telas.

·         no empreendedorismo, através do ato de criar e reproduzir as telas. Podendo descobrir novos talentos.

·         na diversidade, ao apresentar os três pintores: Tarsila do Amaral, Alfredo Volp e Romero Britto, cada um com sua técnica. Trabalhando, desta forma a diferença.

·         na solidariedade, pois os alunos irão, explorar o dividir e emprestar para aquele que não possuía avental, pincel e cores. Com os pais, alguns doaram a mais para cobrir aquele pai desprovido de verba.

 

Esperamos que o aluno descubra o mundo, das coisas e do outro, guiando o seu processo de conhecimento e aprendizagem. Onde esteja envolvido no processo, podendo criar e recriar, além de trabalhar juntos cooperarando com o outro.

Além, da principal atividade ser voltada para Artes Visuais - pinturas em telas; Releituras de obras, poderemos trabalhar nos outros segmentos: Linguagem oral e escrita: apresentação dos autores (Biografia); Leituras compartilhadas; poema; Matemática: cores e formas geométricas telas – quadrado e retângulo;

Natureza e sociedade: Biografias dos artistas;Música: Aquarela (Toquinho);

Movimento: Relaxamento;

Nas atividades artísticas em sala de aula houve uma  interligação entre o conhecer, apreciar e fazer, onde equilibrou-se os processos cognitivos, razão e emoção para estimular o aluno a produzir,  as telas.

Na escolha do nome do projeto, o aluno Marcos, referiu-se “mãos que trabalham, que ajudam. Né professora”. Deixando a criança sempre expressar-se faz com que ela coloque em ação os seus potenciais.

Com esta atividade, foi trabalhado o fato de dividir, pedir emprestado, ser solidário e o mais importante o fato de fazer parte da produção, dando novas formas e cores a folha ou tela em branco.

Ao realizar a apresentação dos trabalhos aos pais, muitos questionaram se foram as crianças que fizeram e como foi, realizado a produção? Desta forma, ressaltei a importância do diálogo,orientar e do observar.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

 

Este trabalho envolveu atividades variadas, destinadas a promover o desenvolvimento físico, intelectual e emocional dos educandos. Inclui entre outros itens, a socialização, a prática do pensamento criador, a sondagem de aptidões, o incentivo ao raciocínio lógico, cooperação e um esforço integrado de desenvolvimento de personalidade e principalmente a nossa responsabilidade social de agir dentro do processo educativo.

Acreditamos termos conseguido desenvolver nos educandos a  importância de cooperar, criar e recriar. Esperamos que cada educando tenha aprendido um pouco sobre  artes visuais junto com suas  famílias, dando assim a nossa contribuição em nosso dia-a-dia. Concluímos o nosso projeto, felizes por termos conseguido envolver a atenção de todos os educandos em nosso trabalho, havendo um grande envolvimento e interesse de todos, atendendo assim as nossas expectativas. Ficando evidente o envolvimento dos familiares e da comunidade escolar na apresentação dos trabalhos no dia 14 de novembro de 2013.

 

Referências:

 

 

BRASIL, Ministério de Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasília, DF: MEC, 1998

 

CAVA, Laura C.S. Cabral. Fundamentos M. Ensino Artes e da Música. In: Universidade  Norte do Paraná. Curso de Pedagogia: Módulo 4. Londriana UNOPAR, 2007

 

 

GONÇALVES, Fátima. Do andar ao escrever: Um caminho Psicomotor. São Paulo: Cultural RBL.

 

MORIN, E. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. 4ª ed.  São Paulo: Cortez, 2004

 

 

 
 

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