quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

DIA DO ÍNDIO E O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA


DIA DO ÍNDIO E O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

SOLANGE OLIVEIRA SANTOS                                        2º ANO                    

LUCAS DO RIO VERDE/MT

MAIO/2016
 

INTRODUÇÃO

 

Todos sabemos da importância que os índios tem na formação da sociedade brasileira. Trabalhar com o Dia do Índio é uma forma de resgatar a nossa história. De acordo com o PCN, é fundamental que o aluno valorize e conheça a história brasileira, os aspectos socioculturais de outros povos e nações, trabalhando assim as diferenças culturais, sociais, etnia e de crenças. O que irá oportunizar e auxiliar na construção de sua identidade e cidadania, podendo aprender e entender o outro, a socializar-se, construir seus valores e preservar o Meio ambiente.

Desta forma, faz-se necessário fazer um menção ao dia do índio 19 de  abril e trabalhar com os alunos a importância desse grupo e sua história de forma construtiva.

 

JUSTIFICATIVA

 

Foi pensado este projeto para se trabalhar de forma pratica, possibilitando ao aluno o vivenciar este dia não só pela menção de forma teórica, podendo através do uso das novas tecnologias  conhecer e dialogar com um membro que será homenageado neste dia tão importante. Mostrando aos pequenos o valor indígena, de forma divertida, contextualizada e com significado buscando um melhor aprendizado do aluno. Traçando de forma construtivista, a aprendizagem significativa caracterizada pela interação entre o novo conhecimento e o conhecimento prévio.

 

OBJETIVO GERAL

Criar um ambiente de aproximação entre o aluno e o índio,  através das novas tecnologias não deixando de trabalhar os conteúdos necessários a aprendizagem, passando-lhes os valores e costumes deste grupo. Para que os mesmos possam conhecer e valorizar a pluralidade sociocultural brasileira.

 

 

Objetivos Específicos

·         Conhecer um pouco da história dos índios;

·         Refletir e valorizar a pluralidade cultural que existe no Brasil.

·         Conhecer, analisar e debater os hábitos e costumes dos indígenas;

·         Estimular a comemoração do dia do índio;

·         Aprender a respeitar o índio dentro de sua pluralidade social e cultural;

·         Falar  da Lei;

·         Utilizar dos meios de comunicação para conhecer os hábitos indígenas;

·         Aproximar os alunos dos índios através do uso das novas tecnologias em sala de aula;

·         A partir do tema, desenvolver atividades nas diversas áreas de estudo.

 

 
CONTEÚDOS CURRICULARES

Matemática: Sistema de Medidas de Tempo: Calendário;

Português: Pesquisas; Rodas de conversas; Produção Textual (texto informativo, bilhete e relato pessoal);

História: Data comemorativa dia do índio; Pluralidade sociocultural; Meios de Comunicação;

Filosofia: Trabalho em família;

Ciências: Alimentação e animais.

Geografia: Paisagens naturais; Moradia;

Artes: Esculturas; Pinturas; Desenhos; Artesanato.

 

METODOLOGIA

 

Todos sabemos da importância que os índios tem na formação da sociedade brasileira. Trabalhar com o Dia do Índio é uma forma de resgatar a nossa história. De acordo com o PCN, é fundamental que o aluno valorize e conheça a história brasileira, os aspectos socioculturais de outros povos e nações, trabalhando assim as diferenças culturais, sociais, etnia e de crenças, podendo refletir e posicionar quanto essa diversidade. Sendo uma oportunidade e auxílio na construção de sua identidade e cidadania, podendo aprender e entender o outro, a socializar-se, construir seus valores e preservar o Meio ambiente.

Desta forma, faz-se necessário fazer um menção ao dia do índio 19 de  abril e trabalhar com os alunos a importância desse grupo e sua história de forma construtiva.

Os alunos do ensino fundamental inicial do 2º ano,  durante a aula de História e Geografia do dia 14 /04 quinta-feira, os alunos estavam vendo no livro as crianças do Brasil, se depararam com a foto de um índio: Sérgio.                                        

 Então o aluno, “J” perguntou: --Professora, índio estuda? Sugeri que na sexta-feira, iríamos trabalhar melhor o tema: índio. No dia 15/04 foi feito a Roda de Conversa, para verificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o índio. L e A falaram  da roupa, M do cocar e J falou dos colares. Então perguntei o que queriam saber sobre o índio, fazendo assim a sondagem.

A aula estava muito produtiva, fomos listando as perguntas: Índio estuda? Índio mora em casa? Como vivem os índios? O que eles comem? Como fazem sua comida? Como tomam banho? Como fazem o artesanato? Como constroem suas casas? Como os índios se divertem? Assim, o próximo passo seria uma expedição investigativa.

Desta forma, os alunos teriam o contato inicial com um índio através do uso das novas tecnologias. Sendo assim, a professora conseguiu o contato de um índio/professor: “T” em Nova Ubiratã e foi feito  o contato no fim de semana. Na segunda-feira (18/04) apresentei aos alunos no Datashow em power point, as fotos e respostas das perguntas feitas pelos alunos. Os alunos começaram a conhecer como vivem os índios e os seus costumes.

No dia 19/04, os alunos tiveram a oportunidade de produzirem o vídeo no celular da professora desejando um Feliz dia do índio, ao Índio e Professor: “T” e à todos da aldeia. O qual foi enviado por Whatsapp.

Por meio de leituras e análise de textos, os alunos começaram a  ampliar o repertório sobre o tema  em estudo: Dia do índio.

 

Então,  no dia 29/04 assistimos o filme: Pajerama. Realizamos a segunda roda de conversa, pontuando como viviam os índios do filme. E com o crescimento da cidade os índios começaram a perder seu espaço, como relata o vídeo, por isso agora os índios tem as reservas índigenas, como a de “T” e a lei para protegê-los.

Para melhor organizar e sistematizar o conhecimento sobre o  estudo, foi proposto aos alunos que fizessem uma pesquisa com a família de acordo com cada tema: lenda, culinária, instrumentos de trabalho, artesanato, arte, moradia, Índio no Brasil, Índio no MT, Índio Atual e outros para apresentação dia 02/05. Os pais receberam o segundo bilhete, via agenda com todas as orientações do projeto, já que no primeiro bilhete receberam o objetivo do projeto e a autorização para que as crianças participassem do mesmo.

 

Com isso, foi oportunizado aos alunos e a família um trabalho em equipe, proporcionando a família uma interação do conteúdo e a participação família no contexto escolar.

Os alunos utilizaram da oralidade apresentando o trabalho para a turma, foi finalizada as apresentações na terça-feira dia 03/05.

 

Como os alunos foram despertados para a pesquisa e já estavam utilizando com autonomia  a leitura e escrita. De posse de todo conhecimento adquirido, foi feito o texto coletivo: conhecendo os índios, sendo está uma produção coletiva.  

 

A professora utilizou do tema para que os alunos  trabalhassem com a argila fazendo cerâmica, durante a aula de artes para presentear as mães no dia 06/05.

Na aula do dia 09/05, os alunos escreveram um bilhete agradecendo “T”, por todas as informações, e juntaram ao bilhete quatro vasos de argila confeccionados por eles. Os quais serão enviados via correio.

 

 

No dia 11 de maio, de posse dos novos conhecimentos e com mais domínio da leitura e escrita os alunos  escreveram  um bilhete agradecendo a sua família pelo trabalho em família. E foi montado  um mural com os cartazes,  justificativa,   objetivo e as fotos do projeto para que a comunidade escolar tivessem conhecimento do mesmo.

·         Veja o que falta no bilhete abaixo e complete:

 

 

·         Agora que você já aprendeu, como escrever um bilhete. Faça um bilhete agradecendo a sua família pelo trabalho...

 

O projeto foi desenvolvido de forma interdisciplinar e lúdica, a partir de uma data comemorativa e do levantamento das hipóteses. O tema foi aproveitado para realizar o conteúdo de artes, focando no artesanato: vasos de argila, para presentear as mães.

Durante o projeto foi focado alguns valores e ações:

·         o diálogo, na pergunta exploratória, expedição e durante as apresentações.

·         a investigação, pelo fato das crianças quererem saber mais sobre os índios.

·         a cooperação dos pais, sendo os principais colaboradores na pesquisa para montagem dos cartazes e apresentação das crianças.

Foi possível, explorar a pesquisa, oralidade, leitura e escrita, onde os alunos puderam adquirir mais informações, sendo os alunos agentes de sua pesquisa, juntamente com sua família. Compartilhando em sala de aula a sua aprendizagem. Com isso iremos envolvê-los no processo ensino-aprendizagem, com vivências. A turma é composta por vinte e cinco alunos, sendo um especial TDHA, contudo não houve problema em se trabalhar o projeto, pois o aluno é alfabetizado e tem uma boa participação nas aulas. O referido aluno, não teve dificuldade em apresentar o trabalho e participou de todas as aulas.

 

AVALIAÇÃO

 

 

O referido projeto despertou nos alunos o senso da pesquisa, o dialogar, o ouvir e ver, sendo que houve o envolvimento tanto dos alunos e da família. As atividades foram variadas, pois mesmo com a distância da aldeia - 380 km, os alunos conseguiram ter essa distância diminuída com o uso das novas tecnologias: celular, internet, computador, rede social, pan drive e data show, durante as aulas pois assistiram vídeo, ouviram e dialogaram com o índio: “T”. Utilizamos dos diversos recursos para buscar promover o desenvolvimento intelectual, social e cultural dos educandos. Os alunos foram avaliados, durante o desenvolvimento do projeto através do interesse pelas atividades propostas, pela participação nas rodas de conversa,  construções coletivas e desenvolvimento das atividades, onde observou uma melhora na leitura e escrita, havendo grande melhora na oralidade. A avaliação foi processual mediante o desenvolvimento do Projeto, observando a participação, durante as atividades propostas constatando a Eficácia do Trabalho.

 

 

REFERÊNCIAS

 

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes currículares nacionais para a educação das relações étnico- raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. [Brasília]: [s.l], 2003. 151p.

RAFFA, Ivete. Comemorando e Aprendendo. Giracor. São Paulo, 2008

_________. Lei n.° 11. 645, de 10 de março de 2008. Que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “Historia e Cultura Afro-Brasileira e indígena. República Federativa do Brasil. Brasília, DF. Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 04 de abril de 2016.

_________. Lei. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. República Federativa do Brasil. Brasília, DF. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.639.htm>.>. Acesso em: 04 de abril de 2016.

http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_do_indio.htm



 

 

ANEXO

1.     CONVERSA PELO WHATSAP

2.      FOTOS

3.     ATIVIDADES:

ESCOLA MUNICIPAL MENINO DEUS                     TERÇA-FEIRA                     17/05/2016

PAUTA:

INGLÊS – PROFESSORA C

LÍNGUA PORTUGUESA: REVISÃO – BILHETES;

ORTOGRAFIA: NH;

LANCHE

TAREFA  PARA CASA

ARTE: COLAGEM

REVISÃO: BILHETES - AGORA QUE VOCÊ JÁ SABE ESCREVER UM BILHETE.  RECORTE E ORGANIZE O BILHETE EM SEU CADERNO.

 

TAREFA  PARA CASA – REVISÃO: BILHETES

 

4.     AUTOAVALIAÇÃO

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL MENINO DEUS

SOLANGE OLIVEIRA SANTOS                                                                          2º ANO /2016   

PROJETO DIA DO ÍNDIO E O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

    AUTOAVALIAÇÃO GESTOR:

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AUTOAVALIAÇÃO COORDENADORA:

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Lucas do Rio Verde, 11 de maio de 2016.

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