LEITURA
EM QUALQUER LUGAR
SOLANGE
OLIVEIRA SANTOS
Lucas do Rio
Verde - MT
2017 / 2018
TEMA: Contação
de histórias.
JUSTIFICATIVA: este projeto visa familiarizar a
criança e pré-adolescentes com os livros, pois contar histórias é o primeiro
passo para a conquista de um novo leitor. A leitura permite a criança e
pré-adolescentes, viajar no mundo de encanto cheio de surpresas, além de
propiciar aos alunos bons momentos e novos conhecimentos. É importante
ensina-las a apreciar, ouvir e cuidar dos livros.
PROBLEMATIZAÇÃO:
devido à necessidade e a importância dos alunos vivenciarem o papel de
leitores, hoje os nossos adolescentes lêem pouco. E principalmente a escassez
de pais contadores de histórias.
ANÁLISE
DA PROBLEMATIZAÇÃO: pensando nesses problemas, queremos
formar crianças mais participativas,
criativas e inovadores, pois com o mundo da literatura o educando cria e recria
o seu aprendizado. Então cabe a nós professores, mostrar aos alunos, o quanto o mundo das histórias são
fascinaste. E após aprenderem a ler com fluência, mantê-los leitores assíduos.
Com os textos eles entendem não só os conteúdos, mas também a forma, os
aspectos sonoros da linguagem com ritmo e rimas, além das questões culturais e
afetivas envolvidas. Portanto, a arte de contar e explorar histórias desde a
Educação Infantil até o Ensino Fundamental I, é um recurso pedagógico que,
oportuniza o contato com o belo, com o imaginário e com a arte da palavra,
condições que reforçarão o estabelecimento do hábito de ler e ouvir por prazer e entretenimento.
Desta forma, o aluno buscará informações, conhecimento e inspiração para escrita.
OBJETIVOS:
·
Considerar o aluno leitor mesmo sem
estar alfabetizado;
·
Familiarizar-se com a escrita por meio
do manuseio de livros e contação de histórias;
·
Adquirir e explorar as habilidades
necessárias para aprendizagem da leitura e escrita;
·
Estimular seu desenvolvimento físico,
afetivo, emocional e social;
·
Ensinar a cuidar e apreciar os livros;
·
Trabalhar com leituras diversificadas,
explorando o ouvir;
·
Organizar rodas de leituras e contação
de histórias.
DESENVOLVIMENTO:
É importante incentivar a leitura desde
pequenos assim tornará um ato prazeroso que poderá fazer parte de toda vida. As
crianças aprendem a ler, participando de atividades de uso da escrita junto a
pessoas que dominam esse conhecimento. Aprendem quando se julgam capazes para
isso e quando encontram finalidade na leitura.
A escola deve partir do que a criança já sabe
e fornecer-lhe material e atividade de qualidade para que essa criança
futuramente seja um bom leitor.
Sendo assim, haverá o momento de exploração
dos textos diversificados (histórias, narrativas, poemas,
músicas, lendas, participação em situações de leitura, observação e manuseio de
materiais impressos como livros, textos e recursos de diversos materiais:
dedoches, brincadeiras, dramatização, avental, dobraduras e objetos), através
da contação de histórias.
No primeiro momento, será feito a
apresentação do projeto e algumas obras literárias infantis, música para chamar
a próxima história. Para assim, iniciar a contação de histórias com até cinco
histórias.
A
literatura é como uma manifestação de sentimentos e palavras, que conduz o
aluno ao desenvolvimento do seu intelecto, da personalidade, satisfazendo suas
necessidades e aumentando sua capacidade crítica.
Com o
poder de estimular e/ou suscitar o imaginário, de responder as dúvidas do
indivíduo em relação a tantas perguntas, de encontrar novas ideias para
solucionar questões e instigar a curiosidade do leitor.
Nesse
processo, ouvir histórias tem uma importância que vai além do prazer. É através
de um conto e/ou de uma história, que a criança pode conhecer coisas novas,
para que efetivamente sejam iniciados a construção da linguagem, da oralidade, ideias,
valores e sentimentos, os quais ajudarão na sua formação pessoal.
O jovem e
a criança precisam ser seduzidos para a leitura, desconsiderando neste processo
qualquer artifício que possa tornar a leitura uma obrigação.
A escola
torna-se fundamental no hábito da leitura e formação do leitor. A escola, por
ser estruturada com vistas à alfabetização e tendo um caráter formativo,
constitui-se num ambiente privilegiado para a formação do leitor.
AVALIAÇÃO:
Será avaliado a participação e o interesse do aluno.
REFERÊNCIA:
BARCELLOS,
G. M. F. Hora do conto: da fantasia ao prazer de ler. 1. ed. Porto
Alegre:Sagra 1995.
CAGLIARI,
L. C. Alfabetizando sem o bá-bé-bi-bó-bu . 1. ed. (Pensamento e Ação no
Magistério)São Paulo: Scipione, 1998.
CUNHA,
M. A. A. Literatura infantil: Teoria & Prática. 18. ed. São Paulo:
Ática.
FREIRE,
Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam.23ª.
ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989
KRAMER, Sônia. Com a pré-escola nas mãos. São Paulo: Àtica,1999.
LAJOLO,
M. ; ZILBERMAN, R. Literatura infantil brasileira: História e histórias.
2. ed.São Paulo: Ática, 1985.
LAJOLO, M. O texto não é
pretexto. Em: ZILBERMAN, R. (org.). Leitura em crise na escola: as
alternativas do professor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1985.
SILVA, E. T. da. O
ato de ler 3. ed. São Paulo: Cortez, 1985.
B BIOGRAFIA
Solange Oliveira Santos, natural de Canavieiras – BA. Residiu no Mato Grosso do Sul por 26 anos. Leciona na Escola
Municipal Menino Deus, em Lucas do Rio Verde - MT desde 2013. Possui graduação
em Pedagogia (UNOPAR) e Biologia (UFMS), e é pós-graduada em PNEE’S (FIC). Foi
coordenadora do polo do programa PROFUNCIONÁRIO em Lucas do Rio Verde. Teve seu
primeiro livro publicado em 2015: Tinha
tudo para dar errado...Mas deu certo! Realizou palestras: Leitura e Escrita –
9º Concurso de Redação em Nova Ubiratã /2015; Participou da Feira Literária em
Juína, 2015. Em 2016 publicou seu segundo livro: Vida de uma árvore. Ganhou o
Concurso: Seu Projeto Vale Prêmios (2016); Ministrou formação para professores:
Leitura e escrita: memórias e poema – Na ponta do lápis: Escrevendo o futuro em
Peixoto do Azevedo/2016. Na Feira do livro Colégio La Salle: Roda de Conversa,
com Ensino Médio (2016); Realizou contação de histórias em Nova Mutum, Escola
Municipal Carlos Drumond (2016); Em 2017 realizou formação para professores de
Musicalização na Educação Infantil – Lucas do Rio Verde: Creche Anjo da Guarda;
A Arte de contar e explorar de Histórias – Lucas do Rio Verde: Creche Irmãs
Carmelitas e em Chapadão do Sul/MS; Participou do Projeto de leitura: Contando,
Cantando e Encantando – Escola Municipal Menino Deus em Lucas do Rio Verde
(2016 e 2017); Lançou seu terceiro livro:
Tinha tudo para dar errado...Mas deu certo! Nem mais, nem menos, apenas
evoluir. Desistir Jamais – Volume 2 (2017). Realizou contação de histórias com
o Projeto Leitura em Qualquer Lugar – Livraria VIP, Papelaria e Livraria
Champonalli e APAE (2017).
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