quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

LEITURA EM QUALQUER LUGAR


LEITURA EM QUALQUER LUGAR

SOLANGE OLIVEIRA SANTOS

Lucas do Rio Verde - MT

2017 / 2018

 

TEMA: Contação de histórias.

JUSTIFICATIVA: este projeto visa familiarizar a criança e pré-adolescentes com os livros, pois contar histórias é o primeiro passo para a conquista de um novo leitor. A leitura permite a criança e pré-adolescentes, viajar no mundo de encanto cheio de surpresas, além de propiciar aos alunos bons momentos e novos conhecimentos. É importante ensina-las a apreciar, ouvir e cuidar dos livros.

 

PROBLEMATIZAÇÃO: devido à necessidade e a importância dos alunos vivenciarem o papel de leitores, hoje os nossos adolescentes lêem pouco. E principalmente a escassez de pais contadores de histórias.

 

ANÁLISE DA PROBLEMATIZAÇÃO: pensando nesses problemas, queremos formar  crianças mais participativas, criativas e inovadores, pois com o mundo da literatura o educando cria e recria o seu aprendizado. Então cabe a nós professores, mostrar aos alunos,  o quanto o mundo das histórias são fascinaste. E após aprenderem a ler com fluência, mantê-los leitores assíduos. Com os textos eles entendem não só os conteúdos, mas também a forma, os aspectos sonoros da linguagem com ritmo e rimas, além das questões culturais e afetivas envolvidas. Portanto, a arte de contar e explorar histórias desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental I, é um recurso pedagógico que, oportuniza o contato com o belo, com o imaginário e com a arte da palavra, condições que reforçarão o estabelecimento do hábito de ler  e ouvir por prazer e entretenimento.

 Desta forma, o aluno buscará informações,  conhecimento e inspiração para escrita.

 

OBJETIVOS: 

·                   Considerar o aluno leitor mesmo sem estar alfabetizado;

·           Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros e contação de histórias;

·           Adquirir e explorar as habilidades necessárias para aprendizagem da leitura e escrita;

·           Estimular seu desenvolvimento físico, afetivo, emocional e social;

·                   Ensinar a cuidar e apreciar os livros;

·                   Trabalhar com leituras diversificadas, explorando o ouvir;

·                   Organizar rodas de leituras e contação de histórias.

 

DESENVOLVIMENTO:

É importante incentivar a leitura desde pequenos assim tornará um ato prazeroso que poderá fazer parte de toda vida. As crianças aprendem a ler, participando de atividades de uso da escrita junto a pessoas que dominam esse conhecimento. Aprendem quando se julgam capazes para isso e quando encontram finalidade na leitura.

A escola deve partir do que a criança já sabe e fornecer-lhe material e atividade de qualidade para que essa criança futuramente seja um bom leitor.

Sendo assim, haverá o momento de exploração dos textos diversificados (histórias, narrativas, poemas, músicas, lendas, participação em situações de leitura, observação e manuseio de materiais impressos como livros, textos e recursos de diversos materiais: dedoches, brincadeiras, dramatização, avental, dobraduras e objetos), através da contação de histórias.

No primeiro momento, será feito a apresentação do projeto e algumas obras literárias infantis, música para chamar a próxima história. Para assim, iniciar a contação de histórias com até cinco histórias.

A literatura é como uma manifestação de sentimentos e palavras, que conduz o aluno ao desenvolvimento do seu intelecto, da personalidade, satisfazendo suas necessidades e aumentando sua capacidade crítica.

Com o poder de estimular e/ou suscitar o imaginário, de responder as dúvidas do indivíduo em relação a tantas perguntas, de encontrar novas ideias para solucionar questões e instigar a curiosidade do leitor.

Nesse processo, ouvir histórias tem uma importância que vai além do prazer. É através de um conto e/ou de uma história, que a criança pode conhecer coisas novas, para que efetivamente sejam iniciados a construção da linguagem, da oralidade, ideias, valores e sentimentos, os quais ajudarão na sua formação pessoal.

O jovem e a criança precisam ser seduzidos para a leitura, desconsiderando neste processo qualquer artifício que possa tornar a leitura uma obrigação.

A escola torna-se fundamental no hábito da leitura e formação do leitor. A escola, por ser estruturada com vistas à alfabetização e tendo um caráter formativo, constitui-se num ambiente privilegiado para a formação do leitor.

 

AVALIAÇÃO: Será avaliado a participação e o interesse do aluno.

 

REFERÊNCIA:

 

BARCELLOS, G. M. F. Hora do conto: da fantasia ao prazer de ler. 1. ed. Porto Alegre:Sagra 1995.

 

 

CAGLIARI, L. C. Alfabetizando sem o bá-bé-bi-bó-bu . 1. ed. (Pensamento e Ação no Magistério)São Paulo: Scipione, 1998.

 

 

CUNHA, M. A. A. Literatura infantil: Teoria & Prática. 18. ed. São Paulo: Ática.

 

 

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam.23ª. ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989

 

 

 

KRAMER, Sônia. Com a pré-escola nas mãos. São Paulo: Àtica,1999.

 

 

LAJOLO, M. ; ZILBERMAN, R. Literatura infantil brasileira: História e histórias. 2. ed.São Paulo: Ática, 1985.

 

 

LAJOLO, M. O texto não é pretexto. Em: ZILBERMAN, R. (org.). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1985.

 

 

SILVA, E. T. da. O ato de ler 3. ed. São Paulo: Cortez, 1985.           

 

 

B        BIOGRAFIA

 

Solange Oliveira Santos, natural de Canavieiras – BA. Residiu no Mato   Grosso do Sul por 26 anos. Leciona na Escola Municipal Menino Deus, em Lucas do Rio Verde - MT desde 2013. Possui graduação em Pedagogia (UNOPAR) e Biologia (UFMS), e é pós-graduada em PNEE’S (FIC). Foi coordenadora do polo do programa PROFUNCIONÁRIO em Lucas do Rio Verde. Teve seu primeiro  livro publicado em 2015: Tinha tudo para dar errado...Mas deu certo! Realizou palestras: Leitura e Escrita – 9º Concurso de Redação em Nova Ubiratã /2015; Participou da Feira Literária em Juína, 2015. Em 2016 publicou seu segundo livro: Vida de uma árvore. Ganhou o Concurso: Seu Projeto Vale Prêmios (2016); Ministrou formação para professores: Leitura e escrita: memórias e poema – Na ponta do lápis: Escrevendo o futuro em Peixoto do Azevedo/2016. Na Feira do livro Colégio La Salle: Roda de Conversa, com Ensino Médio (2016); Realizou contação de histórias em Nova Mutum, Escola Municipal Carlos Drumond (2016); Em 2017 realizou formação para professores de Musicalização na Educação Infantil – Lucas do Rio Verde: Creche Anjo da Guarda; A Arte de contar e explorar de Histórias – Lucas do Rio Verde: Creche Irmãs Carmelitas e em Chapadão do Sul/MS; Participou do Projeto de leitura: Contando, Cantando e Encantando – Escola Municipal Menino Deus em Lucas do Rio Verde (2016 e 2017);  Lançou seu terceiro livro: Tinha tudo para dar errado...Mas deu certo! Nem mais, nem menos, apenas evoluir. Desistir Jamais – Volume 2 (2017). Realizou contação de histórias com o Projeto Leitura em Qualquer Lugar – Livraria VIP, Papelaria e Livraria Champonalli e APAE (2017).

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário