segunda-feira, 1 de abril de 2013

PROJETO MOVIMENTO


ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL BERNARDO GUIMARÃES

IDENTIFICAÇÃO :

Projeto:  Movimento e Aprendizagem na Educação Infantil

Área: Educação                                 Segmento: Educação Física

Modalidade: Educação Infantil        

Disciplinas: matemática, artes, movimento, música, Linguagem Oral e escrita, Promoção à Saúde, Natureza e Sociedade, Formação Social

Corpo Docente: Solange Oliveira Santos e Hermes Alexandre Hennig

Gestora: Katiúscia do Nascimento Rego Almeida

Coordenadora: Ana Flavia Kozera

Público Alvo: Educação Infantil IV / V

Entidade: SMEC - Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Município: Lucas do Rio Verde  UF: MT CEP: 78455-000  

 
PROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA
1 - TEMA: MOVIMENTO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
 
2 - JUSTIFICATIVA
 
O projeto será realizado durante o ano letivo de 2012,  na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Bernardo Guimarães, com as turmas da Educação Infantil IV e V, no município de Lucas do Rio Verde (MT), com a intervenção profissional do Professor de Educação Física e a Pedagoga da Educação Infantil, buscando tecer algumas questões que norteiam a prática pedagógica  no processo de  ensino-aprendizagem, inclusive nos induzindo a conhecer de forma minuciosa o caminho percorrido pelas crianças na construção de sua aprendizagem. Espera-se que durante e até o final da execução do projeto, este possa contribuir para aproximar os  profissionais em torno de um único ideal, pois a dedicação e persistência, são pontos fundamentais, deste processo. O presente estudo visa também a incentivar projetos que estimulem novas práticas pedagógicas, beneficiando a aplicação no dia-a-dia da sala de aula.
3 – PROBLEMA
 
Conforme estudos realizados, a criança, cujo desenvolvimento psicomotor é mal constituído, poderá apresentar problemas na escrita, na leitura, na direção gráfica, na distinção de letras (ex: b/d/p/q), na ordenação de sílabas, no pensamento abstrato (matemática), na análise gramatical, noção espacial, temporal, dentre outras, portanto será importante realizar este trabalho para o desenvolvimento das crianças, na construção de sua aprendizagem, pois acreditamos ser possível melhorar a qualidade de ensino, possibilitando nesse espaço educativo a reflexão das práticas pedagógicas.
4 - FORMULAÇÃO DE HIPÓTESE
 
Hoje é fácil trabalhar com as dificuldades existentes, pois a criança recebe muitas informações, as quais são transmitidas pela televisão, revista, livros, etc. Assim, podemos mostrar a elas, a importância da  psicomotricidade, pois ao articular o movimento e o processo de desenvolvimento, podemos propiciar uma evolução harmônica, entre a criança, seu corpo e o meio. Podendo oferecer uma proposta educacional de trabalho coletivo pedagógico organizado, com a intervenção profissional do Professor de Educação Física e a Pedagoga da Educação Infantil com ações e formação complementares às atividades dos currículos escolares com exercícios psicomotor.
5 – OBJETIVOS
5.1 OBJETIVO GERAL
O objetivo principal deste trabalho, é realizar uma intervenção com o profissional de Educação Física e a Pedagoga da Educação Infantil, os quais irão realizar um trabalho coletivo pedagógico sobre o uso da  psicomotricidade   como instrumento no ensino-aprendizagem, com as crianças da Educação Infantil, através do movimento.  Espera-se  que este projeto possa contribuir para aproximar os  profissionais em torno de um único ideal, pois a dedicação e persistência, são pontos fundamentais, deste processo.
5.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Estabelecer a intervenção profissional do Professor de Educação Física e a Pedagoga da Educação Infantil, com o trabalho coletivo pedagógico organizado.
·         Levar a criança a utilizar o corpo, movimento e meio.
·         Colaborar para a melhoria da aprendizagem através exercícios psicomotores – movimento.
·         Refletir sobre as práticas pedagógicas.
6 REVISÃO LITERATURA ...
7 METODOLOGIA
As atividades ficam integradas,  o professor de classe e o professor de educação física,  se ocupam do intelectual e o do corpo, para explorar as atividades. Contemplando a importância do aprender em situações lúdicas, mediadas pelo prazer do brincar e da elaboração pessoal do aprendido. Tendo nessa posição cooperativa, a construção da criança, com o corpo e o saber aumentando o seu potencial criativo do  seu conhecimento. Com este projeto Movimento e Aprendizagem na Educação Infantil, os professores irão utilizar de alguns exercícios psicomotores, veja abaixo as sugestões:
Atividades para esquema corporal: (mímica, escultura, desenhar, pintar ou montar partes do corpo).
Atividades de coordenação motora global: (andar, rolar, engatinhar, relaxar, correr, chutar bolas).
Coordenação motora fina: (modelar, rasgar, amassar, recortar, colar, pintar).
Atividades de orientação temporal e espacial: (atividades rítmicas, dança, andar de olhos fechados, arremessar e quicar bolas, andar sobre linhas em várias direções, andar entre objetos).
Jogos: de perseguição,  capoeira, funcionais (exercícios de repetição realizados com o próprio corpo, como mexer as mãos, balançar a cabeça ritmadamente, passar objetos de uma mão para a outra), jogos simbólicos (de imitações de objetos, de papéis adultos, de animais).
8 AVALIAÇÃO
 As contribuições para a aprendizagem quando se trabalha com a psicomotricidade da criança são notáveis, na melhora da organização, nas respostas de estímulos, na atenção, enriquecimento na expressão simbólica, no desenvolvimento rítmico, na integração com o grupo, formulação de hipóteses e cumprimento de regras. Todo o trabalho promove o ajuste da criança em diversas situações que leva a criança a experimentar o conhecimento a partir do seu corpo.
A criança  deve viver o seu corpo através de uma motricidade não condicionada, em que os grandes grupos musculares participem e preparem os pequenos músculos. Antes de pegar num lápis, a criança deve ter uma grande utilização da sua mão em contato com inúmeros objetos.[1]
É importante que no trabalho com a Educação Infantil esteja claro que cada criança tem seu ritmo e seu tempo, e isso deve ser respeitado, do mesmo modo que sua cultura também deve ser respeitada.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Conscientizar de que a educação pelo movimento permite à criança resolver mais facilmente os problemas atuais de sua escolaridade e a prepara, para afirmar percepções, desenvolver formas de atenção, explorar a inteligência. Desta forma a  criança vai se descentrando e armando outras possibilidades observadas nas condutas classificatórias, no uso da linguagem, na organização espaço-temporal, nas brincadeiras e na relação com seus pares.
Como a necessidade de fortalecimento da estrutura simbólica das crianças pequenas,  no processo ensino-aprendizagem e sua disponibilidade corporal para armar junto aos alunos situações do brincar que funcionem como mediadores educativos.
Por meio da experiência concreta e do brincar, o ensino será um processo contextualizado e repleto de significados reais e práticos que poderão auxiliar nos processos pedagógicos e nas atividades do cotidiano dessas crianças, tornando-as indivíduos plenos, críticos, criativos e autônomos. Para tanto o desenvolvimento envolve aprendizagem de vários tipos, expandindo e aprofundando a experiência individual e coletiva.
[1] Fonseca, Vitor. Psicomotricidade, psicologia e pedagogia. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
 

 

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