ESCOLA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL BERNARDO GUIMARÃES
IDENTIFICAÇÃO :
Projeto: Movimento
e Aprendizagem na Educação Infantil
Área: Educação Segmento: Educação Física
Modalidade: Educação Infantil
Disciplinas: matemática, artes, movimento, música, Linguagem Oral e escrita, Promoção à Saúde, Natureza e Sociedade, Formação Social
Corpo Docente: Solange Oliveira Santos e Hermes Alexandre Hennig
Gestora: Katiúscia do Nascimento Rego Almeida
Coordenadora: Ana Flavia Kozera
Público Alvo: Educação Infantil IV / V
Entidade: SMEC - Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
Município: Lucas do Rio Verde UF: MT CEP: 78455-000
PROJETO EDUCAÇÃO
FÍSICA
1 - TEMA: MOVIMENTO
E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
2 - JUSTIFICATIVA
O projeto será realizado durante o ano letivo de 2012, na Escola Municipal de Educação Infantil e
Ensino Fundamental Bernardo Guimarães, com as turmas da Educação Infantil IV e
V, no município de Lucas do Rio Verde (MT), com a intervenção
profissional do Professor de Educação Física e a Pedagoga da
Educação Infantil, buscando tecer algumas questões que norteiam a prática
pedagógica no processo de ensino-aprendizagem, inclusive nos induzindo
a conhecer de forma minuciosa o caminho percorrido pelas crianças na construção
de sua aprendizagem. Espera-se
que durante e até o final da execução do projeto, este possa contribuir para
aproximar os profissionais em torno de
um único ideal, pois a dedicação e persistência, são pontos fundamentais, deste
processo. O presente estudo visa também a incentivar projetos que estimulem
novas práticas pedagógicas, beneficiando a aplicação no dia-a-dia da sala de
aula.
3 – PROBLEMA
Conforme estudos
realizados, a criança,
cujo desenvolvimento psicomotor é mal constituído, poderá apresentar problemas
na escrita, na leitura, na direção gráfica, na distinção de letras (ex:
b/d/p/q), na ordenação de sílabas, no pensamento abstrato (matemática), na
análise gramatical, noção espacial, temporal, dentre outras, portanto será importante realizar este trabalho para o
desenvolvimento das crianças, na construção de sua aprendizagem, pois acreditamos
ser possível melhorar a qualidade de ensino, possibilitando nesse espaço educativo
a reflexão das práticas pedagógicas.
4 - FORMULAÇÃO DE
HIPÓTESE
Hoje é fácil
trabalhar com as dificuldades existentes, pois a criança recebe muitas
informações, as quais são transmitidas pela televisão, revista, livros, etc.
Assim, podemos mostrar a elas, a importância da
psicomotricidade, pois ao articular o movimento e o processo de
desenvolvimento, podemos propiciar uma evolução harmônica, entre a criança, seu
corpo e o meio. Podendo oferecer
uma proposta educacional de trabalho coletivo pedagógico organizado, com a intervenção
profissional do Professor de Educação Física e a Pedagoga da
Educação Infantil com ações e formação complementares às
atividades dos currículos escolares com exercícios psicomotor.
5 – OBJETIVOS
5.1 OBJETIVO
GERAL
O objetivo
principal deste trabalho, é realizar
uma intervenção com o profissional de Educação Física e a Pedagoga da Educação
Infantil, os quais irão realizar um trabalho coletivo pedagógico sobre o uso
da psicomotricidade como instrumento no ensino-aprendizagem, com
as crianças da Educação Infantil, através do movimento. Espera-se
que este projeto possa contribuir para aproximar os profissionais em torno de um único ideal,
pois a dedicação e persistência, são pontos fundamentais, deste processo.
5.2 OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Estabelecer
a intervenção profissional do Professor de Educação Física e a Pedagoga da Educação Infantil, com o trabalho coletivo pedagógico
organizado.
·
Levar
a criança a utilizar o corpo, movimento e meio.
·
Colaborar
para a melhoria da aprendizagem através exercícios psicomotores – movimento.
·
Refletir
sobre as práticas pedagógicas.
6 REVISÃO LITERATURA ...
7
METODOLOGIA
As
atividades ficam integradas, o professor
de classe e o professor de educação física,
se ocupam do intelectual e o do corpo, para explorar as atividades.
Contemplando a importância do aprender em situações lúdicas, mediadas pelo
prazer do brincar e da elaboração pessoal do aprendido. Tendo nessa posição
cooperativa, a construção da criança, com o corpo e o saber aumentando o seu
potencial criativo do seu conhecimento. Com
este projeto Movimento e Aprendizagem na Educação Infantil, os professores irão
utilizar de alguns exercícios psicomotores, veja abaixo as sugestões:
Atividades
para esquema corporal: (mímica, escultura, desenhar, pintar ou
montar partes do corpo).
Atividades de coordenação
motora global: (andar, rolar, engatinhar, relaxar, correr, chutar bolas).
Coordenação motora fina:
(modelar, rasgar, amassar, recortar, colar, pintar).
Atividades de orientação
temporal e espacial: (atividades rítmicas, dança, andar de
olhos fechados, arremessar e quicar bolas, andar sobre linhas em várias
direções, andar entre objetos).
Jogos: de
perseguição, capoeira, funcionais
(exercícios de repetição realizados com o próprio corpo, como mexer as mãos,
balançar a cabeça ritmadamente, passar objetos de uma mão para a outra), jogos
simbólicos (de imitações de objetos, de papéis adultos, de animais).
8 AVALIAÇÃO
As
contribuições para a aprendizagem quando se trabalha com a psicomotricidade da
criança são notáveis, na melhora da organização, nas respostas de estímulos, na
atenção, enriquecimento na expressão simbólica, no desenvolvimento rítmico, na
integração com o grupo, formulação de hipóteses e cumprimento de regras. Todo o
trabalho promove o ajuste da criança em diversas situações que leva a criança a
experimentar o conhecimento a partir do seu corpo.
A criança deve viver o seu corpo através de uma
motricidade não condicionada, em que os grandes grupos musculares participem e
preparem os pequenos músculos. Antes de pegar num lápis, a criança deve ter uma
grande utilização da sua mão em contato com inúmeros objetos.[1]
É importante que no trabalho com a Educação Infantil esteja claro
que cada criança tem seu ritmo e seu tempo, e isso deve ser respeitado, do
mesmo modo que sua cultura também deve ser respeitada.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
Conscientizar de que a educação pelo movimento permite à criança
resolver mais facilmente os problemas atuais de sua escolaridade e a prepara,
para afirmar percepções, desenvolver formas de atenção, explorar a
inteligência. Desta forma a
criança vai se descentrando e armando outras possibilidades observadas
nas condutas classificatórias, no uso da linguagem, na organização
espaço-temporal, nas brincadeiras e na relação com seus pares.
Como
a necessidade de fortalecimento da estrutura simbólica das crianças
pequenas, no processo
ensino-aprendizagem e sua disponibilidade corporal para armar junto aos alunos
situações do brincar que funcionem como mediadores educativos.
Por
meio da experiência concreta e do brincar, o ensino será um processo
contextualizado e repleto de significados reais e práticos que poderão auxiliar
nos processos pedagógicos e nas atividades do cotidiano dessas crianças,
tornando-as indivíduos plenos, críticos, criativos e autônomos. Para tanto o
desenvolvimento envolve aprendizagem de vários tipos, expandindo e aprofundando
a experiência individual e
coletiva.
[1]
Fonseca, Vitor. Psicomotricidade, psicologia e pedagogia. São Paulo: Martins
Fontes, 1993.
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