quinta-feira, 11 de abril de 2013

BIOGRAFIA ECOLÓGICA


BIOGRAFIA ECOLÓGICA
SANTOS, Solange Oliveira
 

                          Sou Solange, para os íntimos SOL,  pedagoga e bióloga, nasci em  19/05/1978 na cidade de Canavieiras (BA), lugarzinho cercado por belas praias, mangues, brisa litorânia, ar puro, porém vivi apenas cinco anos nesse local com grande diversidade ecológica.

Hoje, escolhi o estado do Mato Grosso, a cidade de Lucas do Rio Verde, para morar e ampliar a minha família composta por eu (35),  meu marido Vilson (45), Luma (9 anos) e Malu (9 meses). Juntos buscamos viver ou desenvolver hábitos sustentáveis, aqui o cenário é bem diferente de onde nasci, naquela cidadezinha  as pessoas eram mais simples, os vizinhos sentava para conversar, as crianças brincavam na rua, os pais tinha tempo para os filhos,  tudo era muito tranquilo.

“...Das muitas coisas do meu tempo de criança guardo vivo na lembrança o aconchego do meu lar...no fim da tarde quando tudo se quetava o papai...” (música: Utopia)

Meu sonho, foi interrompido, pois aquela cidade pacata,  foi substituída, por muralhas de concretos, cheguei em São Paulo, na década de 80, logo percebi não havia árvores pelas ruas e com apenas 5 anos questionei. Meu pai respondeu-me que foram derrubadas para construir os grandes prédios, e que em algumas praças, parques e no zoológico havia muitas árvores, após um ano morando em São Paulo, vivia fechada, não podia correr, tudo era perigoso. 

Logo, conheci outra cidadezinha em MS, com a cara da cidade que nasci cercada de verde só não tinha praia, mas as crianças brincavam na rua, os vizinhos  cumprimentavam-se, a escola era tradicional, mas conseguíamos construir nosso conhecimento .

Hoje, vivemos  por sonhos, mas sonhos de consumo, o mundo tornou-se capitalista, as coisas do meu tempo de criança está se acabando não há mais brincadeira de roda, balança caixão, barata no ar, corre cotia, beti, queima, entre outras. Raramente, vemos algumas crianças ainda, brincando de bola e de pega-pega, os brinquedos com  tecnologias vem  ganhando espaço.

Hoje temos mais crianças com obesidade, deprimidas, doentes,  pois estão se tornando sedentárias devido os tablet, vídeo games, TV, computadores, celulares e outros. Como trabalho como professora em uma escola da rede municipal, fico observando no dia do brinquedo que é toda sexta-feira os brinquedos que as crianças trazem de casa, na grande maioria são laptop, games, relógios, quase não se vê bonecas, jogos de dominó, quebra-cabeça. Semana passada comecei a introduzir brincadeiras antigas e algumas atuais, na hora da saída enquanto eles esperam os pais, como: odoleta, pico-picolé, caminhão de laranja, buscando atrair o olhar dos pequenos para novas descobertas.

Enfim, muita coisa mudou, as pessoas, as escolas, os pais, a natureza, até eu me mudei hoje estou em outro estado aqui no Mato Grosso em Lucas do Rio Verde, deixei meu Mato Grosso do Sul, porém vivo em uma cidade que se preocupa com o meio ambiente, nas escolas projetos são executados  com objetivo de  se praticar a preservação ecológica, os comerciantes buscam aderir o projeto sacolas retornáveis, junto com os consumidores, o SAAE têm contribuindo com suas campanhas para a preservação do meio ambiente, a Prefeitura têm diversos projetos que destaca o nosso município em rede nacional, principalmente o de reflorestamento.

Nós somos como formigas, que trabalham sempre em grupo. Estamos hoje realizando um trabalho de formiguinha lembrando como era o mundo há 30 anos atrás, como é hoje e como poderá ser daqui 10 anos.

Eu tenho muitas casas, a primeira o meu planeta TERRA, a segunda o meu Brasil, a terceira o meu MT,a quarta Lucas do Rio Verde, enfim meu Lar doce lar, a quinta.  Mas, se eu não cuidar do que eu faço no meu lar tudo será refletido nos outros, pois os pequenos hábitos podem transformar gerações. Podemos contribuir muito para melhorar nossa pegada ecológica, eu estou consumindo 1.2 planeta, posso diminuir? Com certeza, tenho que andar mais de bicicleta, comer menos carne vermelha, consumir menos energia, buscar praticar as políticas dos 7R.

Nenhum comentário:

Postar um comentário